Da safra recente de Paulo César Pinheiro

Ele está em plena labuta criativa. Literatura, música, mais música. 
Apresentamos aqui apenas dois desses trabalhos mais recentes: seu último romance “Matinta, o bruxo”, que ele aproveita a passagem por Minas para apresentar ao público de BH pela primeira vez na quarta; e o CD “Candeia Branca”, da mulher , a cavaquinista Luciana Rabello, com letras dele.


"Matinta, o bruxo, segundo romance do compositor e poeta Paulo César Pinheiro, é fruto do acasalamento de duas das mais belas canções da música popular brasileira, Sagarana e Matitaperê, esta última em parceria com Tom Jobim. A narrativa, do hibridismo do enredo das letras, nos faz lembrar do estilo tão único de João Guimarães Rosa, de quem Paulo César Pinheiro leu a obra ainda menino e o qual viria a se tornar uma referência notável em seu estilo, fartamente temperado com neologismos e bastante sensível ao falar popular. Após encontrar a esposa com outro homem, João comete um crime. Por meio de uma fuga forçada, Paulo César Pinheiro pinta um quadro intenso e expressivo, tanto da paisagem natural como da realidade social a envolver a rusticidade da vida do sertanejo. Se muitas vezes não há quem olhe por eles, aqui há Matinta, o pássaro bruxo cujo canto místico oferece amparo e orientação até o fim." (do site da Editora Leya)"


CANDEIA BRANCA - "Luciana Rabello tem uma carreira já longa, dedicada especialmente ao choro, iniciada em 1976, no conjunto Os Carioquinhas - formado por ela e pelo seu irmão Raphael Rabello, Mauricio Carrilho, Celsinho Silva, Paulo Alves e Celso Cruz. Daí pra frente, seu cavaquinho esteve presente em incontáveis shows e discos de diversos grandes artistas, como Elizeth Cardoso, Paulo Cesar Pinheiro, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Radamés Gnattali, entre outros. Agora a Acari Records lança CANDEIA BRANCA, primeiro CD com as músicas cantadas dessa compositora. E Luciana nos surpreende novamente cantando ela mesma essas composições, frutos da também longa parceria com o poeta Paulo Cesar Pinheiro, com quem é casada desde 1985. Desse casamento nasceram dois filhos – Ana e Julião – ambos músicos e compositores – e muitas músicas! No repertório, uma seleção de 14 delas, de diversos gêneros: samba afro, samba-canção, valsas, maculelê, baião e aqueles sambas tipicamente cariocas com indispensável acompanhamento de regional. E o poeta também foi surpreendido com o samba Teu Amor, dedicado a ele - única faixa em que Luciana assina música e letra." (Da Acari Records)
Para saber mais ou comprar o CD acesso o site da Acari Records.

Nenhum comentário: