Palavra de quem foi: Hermeto Pascoal um homem das alturas


Relato do músico Babilak Bah sobre o encontro com Hermeto Pascoal, realizado no dia 23 de abril


"O Projeto Retrato de Artista e Molduras do Pensamento que aconteceu ontem no Espaço Cultural CentroeQuatro, com a participação de Hermeto Pascoal, abordando sua história de vida numa conversa pautada na subjetividade, a inquietude e a linguagem musical do multi-instrumentista das Alagoas.
O Retrato de Artista - teve ontem sua terceira edição numa noite riquíssima, uma experiência para além da musica. Em alguns momentos o público tinha a sensação que estava ouvindo um monge, um duende, uma entidade encarnada proveniente do cosmo. Foi um presente para platéia se deleitar ao ouvir seus casos, a forma como foi apreendendo arte musical, sua superação tanto técnicas, como os preconceitos que o artista enfrentou no começo da carreira.
O artista esteve todo tempo com um papo descontraído, cheio de humor. 
Falou de sua infância, seus primeiros contatos com a música, os encontros fundamentais que marcaram sua vida pessoal e profissional.
Ressaltou a importância do maestro Sivuca e Jackson do Pandeiro na sua formação, seu encontro com Miles Davis e alguns nomes do jazz.
Falou sobre Pixinguinha, Radamés, João Bosco, pediu um salve para Clementina de Jesus.
Uma coisa é certa, o bruxo é um caso curioso, sobretudo um sujeito raro no mundo dos homens e no universo musical. A certeza que Hermeto tem no poder da musica juntamente com seu talento e fé, fez com que ele torna-se um dos maiores nomes da cultura brasileira.
Destacou em vários momentos de sua fala: “eu sou um homem extremamente intuitivo.”
Respondendo a primeira pergunta, disse: “viva, sinta a musica com intensidade, nunca um artista deve trair seus ideais mais profundos.“
E disse ainda, muitas vezes os músicos são os primeiros obstáculos para quem quer desenvolver um trabalho autoral e diferenciado. Disse que foram os músicos que influenciaram a mídia a lhe dar o rótulo de doido. Foram os músicos, os primeiros a ignora-lo.
Por fim, foi muito bom ouvir Hermeto Pascoal, com sua fala simples e genial numa abordagem sobre: musica, vida e o mundo. Hermeto, um homem que vive a musica das alturas."
Babilak Bah.

Nenhum comentário: